segunda-feira, 29 de junho de 2009

A Paz é Fruto da Justiça


Desde o início dos tempos, quando o mundo foi criado e todos os seres ganharam vida, Deus reservou para o homem um lugar especial. Nesse lugar não havia guerras nem desavenças. Nesse lugar não havia pecado nem tristeza. Nesse lugar só havia amor e alegria. Nesse lugar só havia paz e justiça. Esse lugar era o Paraíso na Terra.
Hoje, esse lugar parece não existir mais.
Hoje a Igreja, através da Campanha da Fraternidade, que está se encerrando, quer fazer o homem despertar para um dos maiores problemas que afligem o mundo, e em especial o Brasil: o problema da violência.
É preciso e é urgente que as pessoas – não importa o nível social a que pertençam ou a religião que professem – abram os seus corações e os ouvidos para sentirem e ouvirem a mensagem: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA.
Todos haveremos de ter a sensibilidade necessária para percebermos que a violência não conduz a nada. Que o ódio não vem de Deus, porque Deus é amor.
Ainda é tempo de descobrirmos que a guerra e a paz – ambas são produtos e resultados da própria ação humana.
Assim, se o paraíso para o qual o homem foi criado, se esse paraíso já não existe mais, é porque o próprio homem, com suas atitudes, dele se distanciou.
A paz é fruto da justiça. Como se ter paz numa sociedade marcada por tantas injustiças como a nossa?
E as injustiças ocorrem e revelam-se nos mais diversos aspectos e campos sociais, destacando-se, sobretudo, nas condições de moradia, nos serviços de saneamento básico oferecidos à população e na distribuição da renda (a diferença dos salários pagos e a divisão das riquezas), só para citar alguns fatores causadores da injustiça que são vítimas centenas e milhares de brasileiros.
Dá para se notar que a violência não ocorre somente nos casos de homicídios, roubos e assaltos. Estes episódios simbolizam apenas uma face da violência.
O preconceito dos ricos contra os mais pobres, a fome ou a vontade de comprar algo e não conseguir em virtude da baixa renda ou pela completa falta desta... isso também é uma violência.
O racismo exercido contra o homossexual ou às prostitutas; contra os doentes infectados ou os que professam outros credos ou seitas religiosas... isso também é violência.
A violência é todo e qualquer ato, ação ou atitude que viole os direitos e as liberdades e impeça a felicidade e o bem estar de quem quer que seja.
É justo que todos se respeitem, amem a vida e uns aos outros.
É justo que todos tenhamos os mesmos direitos e que vivamos no mesmo mundo onde a Paz e a Justiça andem juntas livremente.

Um comentário:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO