terça-feira, 17 de novembro de 2009

ENQUANTO O PIG ATACA, A RECORD SE APEQUENA

A Rede Record é a pedra no sapato da Globo, há muito tempo.
A Globo que nunca se imaginava com uma concorrente a sua altura, não tolera o crescimento da Record que a incomoda não pela origem do capital que a financia, mas pela programação que exibe e pela audiência que conquista.
Tirando a audiência da Globo. E com a audiência, a verba publicitária.
Isso explica os ataques da Globo contra a Rede Record.
Enquanto a Record não incomodava ninguém, a Globo não se incomodava com a Record.

A Globo, você sabe, é a matrona do Pig. E o PIG é um Partido do qual fazem parte ainda a Folha, o Estadão e a Veja. Um grupo que se uniu por conveniências e interesses políticos cujo objetivo precípuo é o golpe contra o Governo do Presidente Lula, o que a essa altura significa eleger o governador paulista, José Serra e não permitir a vitória da Ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff na eleição presidencial de 2010.
Os ataques da Globo dirigidos à Rede Record, portanto, já não são somente da Globo, mas do PIG como um todo.
O lavajato onde mando lavar o meu carro usa jornais e revistas para forrar os carpetes, de acordo com o gosto do cliente.

Nesta terça feira, meu lavador me ofereceu uma revista antiga como leitura e passa-tempo enquanto lavava o meu veículo.
Era uma Veja de 2006.
Eu não tenho tempo para ler aquela revista nem nada que vem da Abril. Todavia, como caia uma chuva torrencial e eu não tinha para aonde ir, detive-me por alguns instantes a folhear aquelas páginas enegrecidas e maculadas por um jornalismo torpe e tendencioso.
E observei que a Veja já batia na Record e a ironizava ao dizer que a emissora do Bispo Macedo luta desesperadamente para ser a mini-Globo.
A Veja acusa a Igreja Universal do Reino de Deus de financiar a Record e que a Record quer imitar a Globo até na grade da sua programação.
Imitar a Globo é ter uma programação de qualidade e ter uma audiência que muitas vezes tem superado a da Globo.
É isso que incomoda a Globo e o PIG.

Em meio ao festival de ataques e denúncias feitos pela Globo e endossados ultimamente pela Folha, observa-se uma Rede Record que se deixa acuar e que se apequena em suas respostas defensivas.
É perceptível a falta de ousadia da Record.
Se a Globo exibe matéria requentada contra a Record, esta, não faz diferente ao se defender atacando. A Record apresenta sempre os mesmos fatos onde os personagens envolvidos não mudam nunca.
A Globo não tem nada de novo contra a Rede Record. Isso é fato.
Fato também é que a Rede Record deixa transparecer que se dá por satisfeita por ser a 2ª emissora de tv do País, e assim se autodenomina.
É verdade que a Record está no caminho certo. Ela só faz subir em audiência e a cada dia se consagra em credibilidade e popularidade, enquanto a Globo faz o percurso inverso.

Parece o Serra – ele despenca diariamente nas pesquisas.
É isso.
A Glogo é como o FHC: a inveja (e o ódio) o consome por dentro.
Se a Record não mudar o foco e deixar claro que não tem medo da Globo, mais cedo do que muitos imaginam, será a principal televisão brasileira.
Ela não pode se apequenar e tem que ser agressiva diante do resto do PIG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO