segunda-feira, 8 de março de 2010

QUEM DISSE QUE A MULHER É IGUAL AO HOMEM NÃO SABE O QUE DIZ

A crença de que o homem é superior à mulher existe em todos os quadrantes do Planeta.
E é tão explorada e antiga quanto a própria história da humanidade.
A ideia de que o homem é melhor e mais inteligente do que a mulher leva um nome cujo significado não é preconceito. É ignorância.


Mas essa questão da superioridade masculina em detrimento da capacidade feminina, repito, não é de agora, já nasceu grudada ao homem, como gêmeos siameses.
A discriminação e o preconceito contra a mulher que resiste ao tempo e às mudanças tem raízes históricas de cunho e características social, política, cultural e, sobretudo, religiosa.
As doutrinas cristãs, independentemente da religião pregada, todas são despudoramente machistas.

Contam a fantástica história da criação do mundo feito por um Deus-Homem, o Criador do Universo.
Jesus é o Filho desse “Homem”.
Um Deus, machista até a medula, criou o homem à sua imagem e semelhança para cuidar do belo jardim que criara.
Somente algum tempo depois, Deus resolve criar uma companheira para o homem.
E aí surgiu a mulher. Feita de uma das costelas do homem.
E resultou nesse espetáculo, nessa inominável maravilha de ser que é a mulher.
Imaginem se Deus tivesse usado um pedaço do coração ou do fígado...

Das duas uma: ou Deus está arrependido até hoje por não ter criado a mulher primeiro ou muito orgulhoso pelo milagre de transformar uma costela ossuda em algo tão divinamente especial.
A Bíblia, livro feito por homens machistas e conservadores, não tratou de elevar o nome da mulher.
Nas sinagogas lhe eram reservados os últimos lugares.
A mulher, de tão submessa, lhe era proibida até mostrar o próprio rosto que escondia sob um véu.
Maria Madalena era a adúltera.
A serpente tentadora representava a figura da mulher.

Ainda nos dias atuais as freiras e religiosas não celebram missas, e as evangélicas dificilmente chegam ao posto de pastoras.
Não resta dúvidas de que a mulher já nasceu submissa ao homem, de maneira que reconhecer sua capacidade criativa e o poder de gerar todas as coisas seria torná-la superior ou igual a este.
A figura feminina mais importante em toda a história da humanidade e que revela a sensibilidade divina do Pai da Criação, segundo a tradição cristã, é a de Maria.
Afinal, não dava para dizer que Jesus havia nascido do nada ou de outro homem.
Maria é a redenção da mulher.
Toda mulher tem muito da divindade e da natureza humana de Maria.

Não falo da Maria católica, criticada e renegada por outras religiões.
Me refiro à Maria cristã, a maria mulher. Mulher que vai à luta, que sofre preconceito mas não se entrega.
A mulher foi a melhor e a mais acabada obra de Deus.
Quando Deus desenhou a mulher, Ele estava – mesmo – namorando!
A Mulher, como Maria, é a poesia declamada por Deus que se transformou em pessoa.

A mulher é orvalho que se derrama.
Água que sacia e purifica.
Brisa que refresca.
Flor que enfeita nossas vidas.

Nós não seríamos se as mulheres não fossem.
O mundo, a vida não existiria sem elas.
Elas não são iguais aos homens.
São infinitamente superiores.
E melhores.

3 comentários:

  1. Que bonitto isso cara, a mulher é o máximo mesmo, mas nós homens estamos melhorando bastante, prova disso é que esse ano elegeremos ums mulher para conduzir-nos à um futuro melhor ainda. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Orlando,
    Caprichou bem em falar da mulher, em particular adorei!!! Dos blogs que visitei, esse foi o único que tratou da mulher com tanta veemência.
    É, a mulher , hoje tem na sociedade uma participação mais ativa no âmbito fora da família, desenvolvendo atividades profissionais que exigem dedicação em turno integral. Além disso, as responsabilidades para com a organização do lar e o cuidado e a criação dos filhos.Com o sistema movendo-se através do tempo, a família tomou rumos novos. No presente, a tradicional estrutura doméstica está rapidamente se tornando relíquia do passado. Com todas as evoluções e mudanças, a mulher vem sendo elemento definidor na quebra da estrutura patriarcal. De parceira passiva na sociedade conjugal, incumbida das tarefas domésticas, a mulher passou a ter expressão na força do trabalho, participando de todas as atividades antes só reservadas aos homens.Abraços as mulheres especiais daí, cuidado com elas, são grande rssss Lúcia Vasconcelos

    ResponderExcluir
  3. A mulher é um ser emocional, o homem é um ser racional. Somos diferentes SIM.
    Antes de falar tanta baboseira amigo, lembre-se que as proprias pesquisas cientificas se dão conta da maior capacidade mental que os homens tem em relação as mulheres no que diz respeito a cálculos matemáticos e noções espaciais - tanto é verdade que os maiores físicos e cientistas da atualidade, apesar das mulheres terem ao seu alcance todas as plataformas de estudo que os homens tem - são HOMENS, vide S. Hawking e cia.
    Numa sociedade que prega a igualdade, é extremamente ridiculo e desnecessário posts como esse seu, com intuito exclusivo de "endeusar" as mulheres ao mesmo tempo que critica com veemencia o seu próprio gênero - talvez seja algum sentimento enrustido por você nao ter nascido mulher, quem pode saber?
    A verdade é que tanto o homem como a mulher tem suas caracteristicas e pontos fortes, pontos esses que a sociedade moderna está dando jeito de inverter e desvirtuar.
    A base da sociedade humana desde os primórdios, a família, perdeu sua força. Os conceitos de moralidade vão indo por água abaixo a cada dia, o que é certo e errado passa a ser apenas "uma questão de opinião" e o feminismo desenfreado a taxativo, como o seu texto expressa bem, passa a ser a REGRA. Quem pensa diferente é considerado antiquado e "fora dos padrões".
    Se nós, seres humanos, soubermos lidar com as diferenças entre homens e mulheres, e explorar a melhor parte de cada um para construir um mundo verdadeiramente melhor, estaremos no caminho certo. Se continuarmos a achar que chaves "philips" são iguais e tem as mesmas funções que chaves de "fenda" daremos com os burros n'agua.

    Homens e mulheres, iguais e diferentes ao mesmo tempo. Essa é a verdade, aceita quem tem coerência, entende quem tem inteligência.

    ResponderExcluir

DEIXE O SEU COMENTÁRIO