quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MICHELETT, NÃO. O CULPADO É O LULA

A direita brasileira passou grande parte do tempo após o golpe de estado aplicado por Roberto Micheletti que depôs o Preidente Manuel Zelaya usando a Constituição de Honduras para justificar o golpe.
Como se sabe, a direita brasileira é adepta a golpes. Aqui ou em qualquer parte, iclusive em Honduras.

Parece coisa de gente insana – louca pelo poder – usar a lei para justificar a ilegalidade.
Quando um argumento como esse cai por terra ou se fragiliza, a direita trata de arranjar outro para substituí-lo ou reforçá-lo.
É o caso, agora, do que pode vir a ser o início das negociações entre os golpistas e o Presidente deposto com a mediação da OEA.

A imprensa golpista brasileira evita chamar Roberto Micheletti de golpista, preferindo definí-lo com o horroroso e passional título de “presidente de fato”.
A imprensa de direita que não gosta do Lula e odeia Zelaya, diz que este, ainda que cético quanto à possibilidade de os golpistas concordarem com a sua volta ao poder, nomeou oito delegados para participar das negociações.

A imprensa direitista diz que Zelaya vai conversar com o presidente de fato.
Diz que a OEA quer ajudar, mas o problema é que o Presidente Lula está atrapalhando.
“Enquanto a OEA tentava entrar em acordo com ambas as partes do conflito para um diálogo, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, insistiu que a essência do conflito é Micheletti”, estampa a Folha/Uol.

Primeiro, a imprensa pró-golpe achou normal o golpe de estado hondurenho. Para a imprensa brasileira a instabilidade social hondurenha só teve início após a volta de Zelaya ao (seu) país.
Mas sobretudo porque Zelaya se refugiou na Embaixada brasileira.
Isso sim, gerou conflitos e instabilidade.
E a culpa foi do Lula que não deixou que Zelaya fosse morto pelos golpistas às portas da nossa representação diplomática.

Era isso que a imprensa e toda a direita brasileira queriam.
Para acusar Lula de ter cometido um crime contra o direito internacional!!!
Agora, os golpistas querem conversar. Zelaya aceita conversar. A OEA concorda em intermediar essa conversa.
O problema é só o Lula.

Lula é um cara que defende os princípios democráticos. Ele quer que o golpista se retire e o presidente eleito pelo voto popular retome o poder.
A mídia acha isso errado. Para ela Lula erra e atrapalha... sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO