domingo, 11 de outubro de 2009

VÓS SOIS O LÍRIO MIMOSO

Esta crônica, mais que uma homenagem, quer ser uma oração de pedido, de louvor e de gratidão à minha segunda Mãe – Ela, que mesmo não sendo minha avó, é – a Mãe da minha mãe, da sua, de todas as mães.
Falo de Nossa Senhora de Nazaré, o “Lírio Mimoso” dos paraenses e Mãe de Jesus Cristo.
Ó Senhora Nossa!
Quando mais de dois milhões de pessoas se juntam na procissão do Círio para te homenagear pelas ruas de Belém, queremos que faças de cada um de nós o novo Plácido cabloco para que te encontremos todos os dias às margens do igarapé que irriga com suas águas plácidas e cálidas a aridez de nossas almas.
Constrói e edifica em nossos corações a tua Basílica Santuário.
Deixa que flameje em nós a chama da grande vela – o teu Círio – a fim de que aclare a gruta escura que esconde as nossas falhas humanas.
Maria, Rainha da Amazônia, que a fé, o amor e a caridade entre nós seja proporcional à magnitude da tua Festa e da realeza do teu Bendito Nome.
Faze com que resplandeça nas nossas vidas e em nossas retinas a Luz cintlante do teu olhar materno, e que ele nos mostre continuamente o teu Filho.
Não permita, ó Mãe, que nos separemos jamais da Corda que nos une a tua Berlinda porque ela é o cordão umbilical que conduz a seiva da fé que nos alimenta. Sem a fé o nosso amor não se sustenta. E sem o amor a nossa fé perde eficácia e o sentido.
Ave, Senhora da Berlinda! Do teu Trono de Luz – aonde lindos lírios enfeitam o “Lírio Mimoso” – nós queremos aspirar o aroma das flores e nos encantar com o verde das folhas que pendem dos galhos...
Queremos nos enebriarmos com o doce perfume do orvalho que transborda como em pranto de teus olhos divinais.
Somos teus filhos sem perdermos a condição de humanos. E humanamente somos frágeis e precisamos da tua santa proteção. Por isso protege-nos com o teu manto de luz.
Envolve-nos com ele e faze dele o nosso escudo contra a a miséria, a escravidão do pecado e da doença.
Leva-nos pelas estradas da vida no teu carro dos milagres para que escapemos dos riscos da morte causada pela violência e pelos vícios, e nos copnduz em segurança rumo ao céu.
Abençoa o Pará, o Brasil e o Mundo.
Ensina-nos a cultivarmos a Paz e o respeito às diferenças.
Nós te agradecemos pelo dom da Vida!
Vós que sois o Lírio Mimoso do mais suave perfume... Nossa Senhora e Padroeira Nossa!
Que a nossa fé seja como a Vela que ilumina a Tua Berlinda e como o Sol que irradia de Luz a vastidão amazônica – que ela não feneça jamais.
Que assim seja.
E assim será.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO