sexta-feira, 3 de julho de 2009

A CRISE É DO CONGRESSO NACIONAL

Propaganda de um canal de TV exibe algumas imagens de significados e questionamentos importantes para a humanidade, na visão de seus marketeiros, e depois arremata dizendo:
“COMO SE VÊ, O QUE MOVE O MUNDO SÃO AS PERGUNTAS E NÃO AS RESPOSTAS”.
Sei não, mas isto é perfeitamente discutível.

Ao ver a referida peça lembrei-me de uma “sábia” e milenar pergunta para a qual a resposta – seja ela qual for – nunca convence, nem a quem pergunta, nem a quem responde: QUEM NASCEU PRIMEIRO? FOI O OVO OU A GALINHA?

A introdução aqui posta tem tão-somente o objetivo de fazer uma analogia à chamada crise do Senado.
Um dia desses, o presidente daquela casa legislativa, José Sarney, defensivamente disse, a despeito da pressão feita pela oposição para que renunciei ao cargo, que a crise não era dele (Sarney), mas do Senado.

Se o que move o mundo são as respostas, parece claro que pelo menos essa do presidente Sarney não modificou absolutamente nada lá no Senado Federal. Muito ao contrário, as coisas só tem piorado para ele.

Se Sarney assim se manifestou, foi porque alguém perguntou quem seria o dono ou responsável pela crise. Até mesmo porque, se a oposição sugere que o presidente deixe o cargo, ou é porque julga ser ele o culpado pela atual situação ou porque deseja simplesmente emplacar, nem que seja na marra, o senador Marconi Perillo (PSDB) na presidência do Senado para desestabilizar ou, no mínimo, dificultar a vida do Governo Federal, objetivando frear o crescimento da candidatura da Ministra Dilma Rousef, a preferida do Presidente Lula, para tornar possível o impossível: a vitória de José Serra na corrida presidencial em 2010.

Quem surgiu primeiro, foi o ovo... quero dizer, foi o Senado com suas crises permanentes ou foi o Sarney?
Deu pra entender?

Pelo que eu saiba – é bem verdade que não sei quase nada – essa crise do e no Senado já dura no mínimo uns quinze anos.

E o Sarney não é presidente desde 1994, muito embora tenha sido aliado ou oferecido apoio a todos que lá estiveram, independentemente do partido a que pertencessem os ocupantes do cargo ou de quem estivesse no Palácio do Planalto, no caso, PRN, PMDB, PSDB e PT.

Sarney é Sarney, é verdade e sempre esteve do lado de quem está no Poder, afinal, ele é do PMDB. E isso diz tudo.
Todavia, ninguém tem o direito de o acusar – só a ele – pela atual crise.
Na verdade, o Senado nada mais é senão um poço da mais pura hipocrisia. Ali e por ali perambulam quase 81 hiprócritas. Quase, pois poucos, pouquíssimos – os quais é muito difícil nominá-los – ainda se salvam.

Entretanto, a hipocrisia em pessoa ganha Nome Próprio, RG, CPF e até DNA na cara de José Agripino Maia, Demóstenes Torres e Mão Santa. Mas não pensem que eu esqueci o Arthur Virgílio, muito menos o Tasso Jereissati e o “pai” da CPI da Petrobrás, Álvaro Dias. Tem ainda um senhor que bem poderia ir para casa tomar chimarrão, o velho Pedro Simon. Esse é... brincadeira.

Antes mesmo de esses senadores abrirem a boca para falar alguma coisa, você já pode sentir o bafo da hipocrisia se esvaindo de suas narinas. Estou preocupado com o avanço da tecnologia, só de pensar no dia em que a televisão tiver cheiro. Acho que não vou mais assistir a TV Senado. A não ser que use máscara, afinal, estou falando de mascarados... ou desmascarados(?)

Mas, voltando ao assunto, e querendo que a história do senado mude de rumo através de perguntas, pois são as perguntas que movem o mundo, segundo aquele canal de televisão, eu quero saber:

1) Foi o Sarney que criou a crise do Senado? 2) Só ele? 3) Foi o Sarney que assinou os Atos Secretos? 4) Foi ele quem nomeou Agaciel Maia? 5) Os demais presidentes do Senado demitiram Agaciel e o Sarney o nomeou agora? 6) o Senado estaria perfeito se o presidente fosse do PSDB ou do DEM/PFL? 7) isso não passa de desespero, arrogância e oportunismo mesmo? 8) essa obcessão da oposição pela queda do Sarney não cheira a uma vontade de derrubar o Presidente Lula? 9) essa crise do Senado e a CPI da Petrobras não tem a “mão” da IMPRENSA BRASILEIRA que não gosta do Lula? 10) a crise do Senado tem ligação com as eleições de 2010?

Senhoras e senhores, a crise atual não é do Sarney nem do Senado. A crise é do Congresso Nacional, onde senadores e deputados bricam de legislar e findam por se esconderem atras de um mandato parlamentar para, não poucas vezes, fugirem de processos judiciais e fazer uso de uma coisa detestável e excêntrica chamada imunidade.

A Câmara Federal acaba de inocentar Edmar Moreira, o deputado do Castelo, sem falar na notícia da venda de créditos de passagens surgida após o escândalo das passagens aéreas.

A respeito do deputado do Castelo, sabem qual a punição que ele poderá vir a sofrer pelo crime de ter roubado 25 milhões do nosso dinheiro? Pasmem os senhores, ele poderá ser “punido” com seis meses sem poder falar em plenário. Ele não poderá fazer uso da palavra durante seis meses. O ideal seria que não falasse nunca mais.
E nunca mais mais fosse eleito para nada.

Mas, lamentavelmente, Edmar Moreira e outros que compõem o Congresso Nacional vivem no Brasil. E este belo e pobre País elege as mesmas velhas raposas há mais de quinze, vinte anos seguidos. É uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO