domingo, 19 de julho de 2009

INGLESES MANDAM LIXO PARA O BRASIL

Isso não é pra inglesver, é pra brasileiro cheirar

Enquanto o Brasil figura como o país mais desenvolvido entre os chamados em desenvolvimento, chama a atenção o fato de a Inglaterra ainda nos vê como uma “colônia” desabitada qualquer, uma espécie de depósito do seu lixo doméstico.

Autoridas brasileiras descobriram milhares de toneladas de lixo vindo do Reino Unido. Somente no Porto de Santos foram encontrados mais de 40 contêineres com 290 toneladas de material, contendo de baterias a fraldas descartáveis, seringa e restos de comida.

Há também outros contêineres no Rio Grande do Sul com o mesmo tipo de material enviado pelos ingleses.
A Polícia Federal investiga a possibilidade de haver outras 500 toneladas de lixo nos portos brasileiros. O material teria entrado ilegalmente no país, declarado por uma empresa importadora brasileira, com sede na cidade de Bento Gonçalves (RS), como “polímeros de etileno” (plásticos recicláveis), segundo o site G1 da Globo.

Neste domingo (19), a Agência Britânica do Meio Ambiente anunciou que todo o lixo deverá ser dovolvido à Inglaterra e os responsáveis pelo seu envio ilegal serão processados.
A repatriação pode levar algumas semanas.

O Ibama recolheu amostras do material para análise, mas já adiantou que são resíduos "altamente perigosos", segundo o chefe de fiscalização do Ibama no Estado, Antonio Ganme. "O óleo hidrocarboneto é tóxico e, nesse local, próximo do Porto de Santos, pode chegar à água e afetar a biodiversidade local", disse. "A degradação disso demoraria gerações. E causaria impacto na biodiversidade” – diz o G1.

O que se pergunta é para onde iria esse material tão nocivo à biodiversidade se não tivesse sido descoberto a tempo pela PF.

O ideal seria que nossas autoridades investigassem (e isso parece já está sendo feito) aquela importadora gaúcha, que ao que tudo indica, tem culpa no cartório, e fez tudo conscientemente, de maneira que não houve aí equívoco algum nessa operação criminosa que fere as normas internacionais, como a Convenção Internacional da Basileia, da qual o Brasil é signatário.

Os ingleses estão na defensiva e falam de equívos e ilegalidades em virtude da repercussão negativa que o episódio gerou. Mas algo insiste em me fazer acreditar em propósitos deliberados, algo assim como, “vamos madar isso pra lá... se colar, colou”.

Os ingleses estão agindo como aquele morador ao lado que joga o seu lixo por cima do muro para o quintal do seu vizinho.
Nós não somos vizinhos da Inglaterra. Ela tem vizinhos bem mais próximos. Só que estes são desenvolvidos e poderosos. Como ela.

Concluo como uma interrogação: Porque esse terrível “equívoco” cometido por tão “desantentos” exportadores e importadores pasou despercebido pelos olhos sempre atentos das autoridades inglesas?


Alô, alô Pará! Alô, alô Serra do Cachimbo! Coloquem suas barbas de molho. Fechem suas portas...