sexta-feira, 17 de julho de 2009

QUEM QUER A RENÚNCIA DE SARNEY JÁ PERDEU PARA LULA

Tomara que a imprensa dê um tempo aos brasileiros, e com a ajuda do recesso parlamentar esqueça a crise do Senado, assim, como – graças a Deus – esqueceu o Michael Jackson que, ufa! ninguém aguentava mais.

Mas tenho absoluta certeza de que isso não será nada fácil.
Porque Sarney, como Lula quis dizer, não é uma pessoa comum.
Ele é o Presidente do Congresso Nacional – alguém pelo qual não boto minha mão no fogo – ex-presidente da República e uma velha raposa.

Sarney é “dono” do Maranhão e se elege senador pelo Amapá.
Tem força, liderança e capacidade agregadora.

Sua presença como aliado político – de Lula ou de quem quer que seja – simbolisa um elevado aumento das probabilidades de sucesso em qualquer pleito eletivo, em qualquer tempo.
Os tucanos hoje dissecam Sarney, porém ontem o bajulavam quando este era da base aliada do governo FHC.

Há tempos que venho analisando os problemas vividos pelo Congrasso brasileiro.
(Todos sabem que o termo “crise” átribuído aos problemas do Senado foi imputado pela grande imprensa porque o nome crise gera mais impacto, chama mais a atenção e dá a dimensão de grandiosidade, catástrofe e escândalo. E ajuda a vender mais jornal ou revista. E lhe dá, acima de tudo, um pouco mais de audiência, pois quem está em crise mesmo é a imprensa brasileira).

Não que o Senado não viva um momento de extrema dificuldade. Vive, e isso é cristalino.

Daí, dizer e querer fazer com que todo mundo acredite que Sarney é culpado por tudo, e que somente com a sua renúncia todos os problemas se resolverão, como se a corrupção praticada por dez corruptos fosse apagada ou esquecida com a punição de um só destes, isso não passa de uma tremenda demagogia, para dizer o mínimo.

Na minha modesta análise, eu concluo perguntando: por que a grande imprensa, a mídia brasileira, tendo à frente a Globo, que trabalha para derrubar o Presidente Lula, não deu a mesma imprtância que tem dado às questões no Senado aos problemas vividos pela Câmara dos Deputados nos chamados escândalos das passagens aéreas e a respeito do deputado do Castelo que acabou sendo inocentado? Porque a Globo não pediu a renúncia desses parlamentares?

Por que o Presidente da Câmara, Deputado Michel Temer, não foi também responsabilizado por esses escândalos?

Simplesmente por não terem (os deputados e Presidente da Câmara), nem de longe, a representatividade e o cacife que tem José Sarney.

Porque Michel Temer não chega – e não é – nem a sombra do Senador maranhense. Ainda que fosse uma referência no quesito honestidade e um modelo ético a ser seguido.
Ainda que Temer fosse em tudo o oposto a Sarney, e eu não duvido que o seja, ainda assim, nem a Globo nem a opsição pediriam que renunciasse.

Lula elege Dilma em 2010 sem Michel Temer.
Lula elege Dilma em 2010 sem Sarney. Só que com um pouco mais de dificuldade.
E essa conta a oposição já fez. E agora o que a oposição quer fazer é atrapalhar, fragilizar o governo pra evitar que a Ministra Dilma ganhe a eleição no primeiro turno, o que seria uma humilhação. Aí, a oposição é quem iria entrar em crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO