quarta-feira, 1 de julho de 2009

Patrimônio Público - um bem de todos

O termo “patrimônio” significa, entre outras definições herança, riqueza.... Por sua vez, “público” implica naquilo que não pertence somente a uma determinada pessoa, mas é compartilhado por muitos que dele fazem uso e supre suas necessidades.
A escola, juntamente com o imobiliário que a compõe, é um exemplo claro e intangível de patrimônio público pertencente à coletividade, logo, ela não pertence nem ao governo, nem ao diretor, muito menos ao aluno. Antes, a escola pertence a todos – e, por definição pura e simples – é um patrimônio público cujos “donos”, se é que assim se pode dizer, são o governo e a comunidade escolar, além da sociedade em geral.
É de suma importância, por conseguinte, que todos, sobretudo os alunos, se invistam do sentimento de cidadania o qual se pauta nos ideais de respeito e de conservação do patrimônio escolar.
Cabe à direção da escola, em conjunto com o conselho escolar, a manifestação dos interesses que objetivam a manutenção da ordem sem que sejam necessários gestos autoritários e arrogantes. Ações e campanhas que conscientizem, informem, eduquem e formem pessoas comprometidas com o seu meio devem ser implementadas.
Não é possível admitir a ideia de que seja normal, por exemplo, que uma carteira venha a ser quebrada, que um ventilador possa ser danificado ou uma parede pichada por um estudante sem que este seja identificado e responsabilizado por tal ato.
Escolas há, em nossa cidade (no Pará e creio, no Brasil), que vivem em situação difícil em função do desrespeito pelo patrimônio público da parte de seus próprios alunos onde se identifica a falta de carteiras e de mesas do professor. Só para enfatizar, tanto as carteiras quanto as mesas foram, salvo algumas exceções, objetos de manipulação nas mãos de estudantes que sem nenhuma responsabilidade, as quebraram e hoje, sem carteiras nem mesas, considerável número de alunos e professores assistem e dão aulas em pé.
Pergunta-se:
a) em nossas casas, costumamos quebrar a mesa e as cadeiras para depois fazer as refeições no chão?
b) pegamos lápis e canetas e riscamos nossas paredes?
c) entupimos o vaso sanitário dos nossos banheiros?
d) quebramos nossos móveis e agimos como baderneiros?
Por que não fazemos isso? Simplesmente porque se trata do nosso lar, do teto que nos dá abrigo, do patrimônio que nos pertence.
De igual forma, pode-se afirmar que a escola é a nossa segunda casa. A casa do saber, da educação. É na escola que nasce e cresce em nós o espírito de cidadania, do respeito pelo outro, da valorização da pessoa humana, dos nossos bens e dos bens coletivos.
Pelo menos, é na escola que devem ser aperfeiçoados tais valores e sentimentos.
Todavia, as regras que sobrepõem à conservação e o respeito ao patrimônio público não devem nem podem se restringirem tão semente ao âmbito escolar.
Mas é da escola que surgem os cidadãos do mundo compromissados com a sociedade em que vivem pautados na ética para a edificação de um mundo mais justo onde seus bens sejam efetivamente partilhados, de modo muito particular, aqueles que, por sua equivalência, se traduzam em patrimônio público – um bem de cada um e de todos.

25 comentários:

  1. É MUITO IMPORTANTE NOSSA PARTICIPAÇÃO NESTA LUTA.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. não se esquecendo que as salas de informatica foram totalmente danificadas, sucateadas por alunos e monitores, sem nenhum respeito pelo patrimonio publico.

    ResponderExcluir
  3. preguntei o raio duma cena e voces tao a flar doutra!!!!!
    vao pastar!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. que porra de texto !!!

    filho da puta!!! tem que destrui tudo mesmo!!!

    vamo pixa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai destruir tu casa,seu louuucoo sen noçao ,gente da tua laia tem que ta é amarrada...idiota

      Excluir
  5. texto do carai vamo pixa tudo!!!

    quebra essas porra carai!!!

    ResponderExcluir
  6. vamo pixa tudo !!!!

    destrui essas porra loka !!

    pros ``prefeito´´ se fude ta ligado!!!


    beijjjjjjjooooossss:do GORDO

    ResponderExcluir
  7. Nossa ameeý o texto , vai me ajudar muito no meu trabalho .

    ResponderExcluir
  8. bom, pra começar, muitos alunos não dão valor ao seu próprio patrimônio público, gostei muito desse texto, relata muitas coisas que muitas das vezes alunos não enxergam que podem estar estragando o seu próprio patrimônio de uso bem comum..
    karina vitória
    bjoss, tchau...

    ResponderExcluir
  9. muitos nao dao valor ao patromonio publico mas estou de pleno acordo com o este comentario feito devemos viabilizar o melhor para sociedade. e o melhor para sociedade e a preservacao dos seus patrimonios.

    ResponderExcluir
  10. COMCORDO TEMOS QUE DAR VALOR AU PATRIMONIO PUBLICO ..

    ResponderExcluir
  11. achei muito enteressante ,vou passar para meus colegas o quanto é bom concerva o q é nosso!!!!!

    ResponderExcluir
  12. O texto é otimo
    parabens

    ResponderExcluir
  13. O patrimônio escolar deve ser preservado, pois samos nós pais quem pagamos os impostos. É nosso patrimônio, tudo que é nosso devemos cuidar com carinho, afinal futuramente são os filhos de vocês que dele vai ser alunos.Isso faze parte de um principio ético que é sermos honestos, e honestidade não é qualidade é obrigação!

    ResponderExcluir
  14. Como alguns imbecis não entendem q não é o idiota do prefeito que vai se ferrar, até pq a maioria dos prefeitos está cagando e andando pro raio do patrimônio público, gostaria de ajudá-los a sair da estupidez esclarecendo algumas coisinhas:
    1° a porra q vc pixa é restaurada com o dinheiro dos SEUS impostos;
    2° mesmo q vc seja um morarador de comunidade pobre e só tenha gato na luz, na água e etc., fique sabendo q até uma bala q vc compra tem imposto.
    3° isso só vai ajudar aos maravilhos políticos a ganhar mais um dinheirinho pela empreiteira que vai realizar a restauração.
    Se depois disso vc continuar imbecil vai ao médico pq sua doença é mental!

    ResponderExcluir
  15. Quem digita dizendo q o texto é imbecil é porque cada pessoa só dá o q tem. Seu texto é interessante e vou utiliza-lo em sala de aula. Os esclarecimentos da Sheila foram ótimos. Parabén Orlando, continue postando suas crônicas.

    ResponderExcluir
  16. Valeu pelo texto vai me ajudar muito nesse projeto ...

    ResponderExcluir
  17. Valeu pelo texto vai me ajudar muito nesse projeto ...

    ResponderExcluir
  18. obrigada me ajudou no trabalho para a escola o mlk quebro o ventilado ASHUSHAUSHAUHSUASUAHSUAH

    ResponderExcluir
  19. Valeu Orlando continue com suas cronicas,vc quebrou um galhão com o meu projeto.

    ResponderExcluir
  20. temos mais e que valorisar aomde nos estudamos

    ResponderExcluir
  21. queria saber sobre a importancia do bem publico

    ResponderExcluir
  22. Pra aqueles que disseram "vamos pinxar essa porra escrever nas carteiras e paredes" vcs dizem isso pq não são vcs otarios que vão estudar o ano inteiro lá esse tipo de atitude de viver num lugar sujo quem faz isso é porco pisa, rola e até dão uma cheirada. As pessoas civilizada tem mas respeito com os objetos que são usados para termos um aprendizado com conforto e responsabilidade....

    ResponderExcluir
  23. nnnnnnnnnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada veeeeeeeeee.......

    ResponderExcluir

DEIXE O SEU COMENTÁRIO