terça-feira, 4 de maio de 2010

OS ESTADOS UNIDOS SÓ OLHAM PARA O UMBIGO - DELES

Vermelho: Revisão de Tratado Nuclear: EUA tem mais de 5 mil ogivas
Durante a reunião de abertura da conferência de revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, realizada na sede das Nações Unidas, em Nova York, nesta segunda-feira (3), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, revelou ao mundo que o país possui 5.113 ogivas nucleares ativas e outras milhares de armas nucleares desativadas.

É a primeira vez que o total geral é revelado. De acordo com dados divulgados pelo Pentágono, o arsenal americano foi reduzido em 84%, de um total de 31.225 armas nucleares que o país possuía em 1967, entretanto, o número não inclui as armas nucleares desativadas, que aguardam desmontagem, estimadas em cerca de 4.600, de acordo com informações da Federação de Cientistas Americanos.

O diplomata filipino Libran N. Cabactulan, disse que o principal objetivo de vários membros é pressionar as potências nucleares do TNP — como Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China — a promoverem o desarmamento de fato e de forma mais rápida.

Duas décadas após o final da Guerra Fria, os Estados Unidos ainda preservam milhares de armas nucleares. "Acho que os países que estão mais preocupados com o desarmamento nuclear vão ficar mais focados no número que permanece, em vez da redução em si", argumentou George Perkovich, diretor do Programa de Política Nuclear do Fundo Carnegie para a Paz Internacional.

Mais pressão

Falando nesta segunda-feira na ONU, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, usou a tribuna da conferência para atacar mais uma vez o programa de energia nuclear iraniano, exagerando que a ambição nuclear do país do Oriente Médio coloca o mundo em risco. Hillary voltou a repetir que deseja infligir ao Irã uma dura pena pelo país não se dobrar às exigências de seu governo.

Hillary pretende fazer com que o Tratado torne-se "mais rígido" em relação aos países que não cumprirem as regras, evitando o uso da diplomacia e da negociação.

Mais cedo, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, repudiou mais uma vez as suposições de que seu país está desenvolvendo programa nuclear com fins militares e disse que as nações que ameaçam usar armas atômicas deveriam ser punidas, referindo-se à revisão da doutrina nuclear americana, revelada a algumas semanas.

Ahmadinejad destacou também as violações ao tratado cometidas pelos Estados Unidos realizadas e o papel dúbio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e de seu diretor geral. O presidente iraniano também afirmou que os EUA consolidaram sua condição de potência mundial no pós-guerra, em grande medida pelo uso e posse de armas nucleares.

Para Ahmadinejad, a AIEA e seu diretor usam um peso e duas medidas para tratar do tema nuclear, questionando o fato de a AIEA nunca ter realizado um relatório detalhado sobre as instalações nucleares dos EUA e tampouco não estabelecer um plano claro de desarmamento desse país.
Laia a matéria na íntegra no site do vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO