quarta-feira, 26 de maio de 2010

ENQUANTO O MUNDO “RASGA” ELOGIOS A LULA, LULA RASGA A GOELA DOS QUE TEM DE ENGOLÍ-LO

Difícl nada. Tá é fácil DILMAis




Com o título 'Le Monde' rasga elogios a Lula, o jornal O GLOBO se contorcia nesta terça feira 25 para dizer que o Brasil se tornou porta-voz dos países emergentes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se apoia apenas em seu carisma para falar alto e forte, mas encarna um Brasil em plena forma, que se aproxima de China e Índia em termos de crescimento e que aspira um assento no Conselho de Segurança da ONU.
A goela da elite brasileira é parecida com a de uma serpente: sua elasticidade é descomunal e não tem limites de abertura.

Só esse fato explica o fenômeno de tantas vezes ela (a elite) ter tido que engolir esse extraordinário e inigualável torneiro mecânico.
Agora quem se derrama pelo nosso Presidente o jornal "Le Monde" em seu editorial publicado na segunda-feira.
O Le Monde parece se reportar aos jornalecos da terra de Lula que tanto o depreciam e ignoram sua liderança e o destacado papel de nossa diplomacia no Mundo.
E crava o espetacular e nocauteante título “O Brasil de Lula em todos os fronts".
Para o jornal francês o Brasil é brilhantemente representado pelo chanceler Celso Amorim, ministro que trabalha mais ativamente para a conclusão da rodada de Doha.
Só o PIG com seus editorias desconexos e desconstrutivos endereçados aos seus adestrados seguidores ridicularizam a intermediação brasileira em favor da paz no impasse sobre o Irã e seu nuclear.
O Le Monde não.
O Le Monde cita o apoio dado pelo Brasil aos Argentinos em relação às Ilhas Malvinas e as reprimendas que Lula deu à Alemanha por suas reticências em salvar a Grécia da crise econômica.
Para o azar do O Globo, o texto conclui que o mundo ainda não ouviu tudo o que tinha para ouvir do "antigo metalúrgico, amigo das favelas e dos investidores".
Aja goela para engolir o pernambucano.

De acordo com o jornal, com eixo do mundo se deslocando ao Sul (vejam bem: se deslocando para o Sul!), o Brasil poderia reclamar com propriedade que os países emergentes sejam mais bem representados nas instâncias internacionais, "a começar pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional", e "sem esquecer do Conselho de Segurança da ONU, onde o Brasil aspira um assento permanente".

Não é difícil supor o quão inconveniente foi par O Globo ver o "Le Monde" – um jornal cuja superioridade técnica está a anos-luzes a sua frente – reconhecer a capacidade de Lula a ponto de achar justo que o Presidente brasileiro apresente sua candidatura em 2012 para o secretariado-geral da ONU e afirma que Lula deveria lutar para melhorar o G-20 e seu raio de influência.

O Le Monde arremata afirmando que empresas como Petrobras, Vale e Embraer “são apenas o carro-chefe de uma economia industrial de primeira ordem”.
Enquanto o Le Monde “rasga” elogios a Lula, o PIG se rasga de inveja do maior Presidente que este País já teve.

Um comentário:

  1. Orlando, boa tarde.
    Excelente o seu texto.
    Já o repliquei no meu blog - http://asfacesdanoticia.blogspot.com/
    Um abraço
    Claudio Kirsten

    ResponderExcluir

DEIXE O SEU COMENTÁRIO